ENSINAR E APREENDER COM AS TIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seu primeiro tópico

+8
Patricia A Yasoyama
Izamilde Sanguino
joselaine conrado
Rosana Stevanato Borges
maria angela marin
gizeli
ANdréia Plefka
Admin
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Jaqueline Pivetta Felix Seg Ago 10, 2015 3:20 pm

Webquest
Para realizar esta pesquisa utilizei a internet. Entrei no site do google e digitei webquest e cliquei em pesquisar. Abriram inúmeras opções com conceitos do termo webquest. Optei pelo conceito encontrado no site do MEC. O motivo pelo qual optei pelo conceito deste site é o fato de se tratar do site do Ministério da Educação e Cultura que é confiável, haja vista que encontramos inúmeros sites na internet, os quais não podemos confiar na veracidade das informações, pois o acesso a internet é muito fácil, de modo que qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa.

Webquest: O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. É feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos. Os recursos ou fontes podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.

Jaqueline Pivetta Felix

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Daniele Andrade Seg Ago 10, 2015 3:43 pm

Atividade 1.1

O avanço da tecnologia está cada vez mais nítido. Na educação podemos visualizar este avanço com o uso da televisão, computadores, vídeos, pen-drives, entre vários outros. Toda esta tecnologia deve ser aproveitada na sala de aula para enriquecer o trabalho pedagógico.
As crianças chegam à escola com muitas informações a respeito do mundo tecnológico e estas não podem ser desconsideradas. O papel da escola é justamente este, converter as informações trazidas de casa em conhecimento.

Daniele Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Daniele Andrade Seg Ago 10, 2015 3:44 pm

Atividade 1.2

Sabe-se que o papel do professor é a educação formal dos alunos, ou seja, aquela referente à transmissão de conteúdos sistematizados e de transformação de informação em conhecimento.
Contudo, há uma grande inversão de valores na sociedade onde pais querem transferir para professores a educação informal, que é aquela que deve ser dada em casa desde o nascimento.
Apesar dos grandes percalços encontrados, considero-me uma profissional comprometida com a educação das crianças, haja vista que procuro fazer com que a aprendizagem e a permanência das crianças na escola sejam prazerosas utilizando os mais diversos recursos didáticos.

Daniele Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Daniele Andrade Seg Ago 10, 2015 3:44 pm

Atividade 1.3

A educação brasileira encontra diversas dificuldades, contudo vejo a tecnologia como forte aliada para que estas dificuldades sejam sanadas.
O uso da tecnologia em sala enriquece a aula e a torna mais interessante, fazendo com que o aluno se sinta motivado a estudar e a aprender os conteúdos transmitidos.
Neste processo, é importante que o poder público invista em capacitação para profissionais da educação para que estes utilizem a tecnologia da melhor maneira possível. Este curso é um exemplo nítido de capacitação que irá enriquecer a educação cianortense com o uso das TICS, pois após a conclusão do mesmo os professores estarão aptos a efetivarem o uso da tecnologia como ferramenta enriquecedora de aprendizagem.

Daniele Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Daniele Andrade Seg Ago 10, 2015 3:45 pm

Webquest

WebQuest (do inglês, pesquisa, jornada na Web) é uma metodologia de pesquisa orientada para a utilização da internet na educação, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web1 compreendendo assim uma série de atividades didáticas de aprendizagem que se aproveitam da imensa riqueza de informações do mundo virtual para gerar novos conhecimentos. Trata-se de uma proposta feita em 1995 pelo professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego, com a participação do seu colaborador Tom March.

A presente pesquisa foi realiza por meio do site do google.


Daniele Andrade

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Admin Qui Ago 13, 2015 7:02 pm

Não encontrei suas atividades. Você postou alguma?

Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/07/2015

https://ntm-cianorte2015.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Edvani Caroline de Morais Dom Ago 16, 2015 2:27 am

COMO ASSIM NÃO ENCONTROU?? EU MESMA JA LI VÁRIAS VEZES... NÃO ENTENDI. MAS EU JÁ POSTEI TODAS, ESTOU EM DIA.

Edvani Caroline de Morais

Mensagens : 12
Data de inscrição : 30/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Izamilde Sanguino Seg Ago 17, 2015 1:54 am

SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS NÃO ESTÁ SENDO UMA TAREFA NADA FÁCIL. PORÉM CADA DIA QUE PASSA A MAIORIA DOS PAIS CONTRIBUEM MENOS COM A EDUCAÇÃO DOS FILHOS. POIS OS PAIS ESTÃO JOGANDO A RESPONSABILIDADES DE CUMPRIR O PAPEL DE PAIS EM CIMA DOS PROFESSORES, OS PAIS ACHAM QUE ALÉM DO PROFESSOR ENSINAR ELE TEM QUE CUIDAR E EDUCAR .
POR ISSO CADA DIA FICA MAIS DIFÍCIL SER PROFESSOR. POIS ELE VIVE ATAREFADA COM TANTAS DESCOBERTAS NESTE MUNDO DESENVOLVIDO E TECNOLÓGICO, POIS O PROFESSOR TEM QUE ESTAR SEMPRE SE ATUALIZANDO E BUSCANDO CONHECIMENTOS, PARA CONSEGUIR TRANSMITIR AOS SEUS DOCENTES CONHECIMENTOS PARA QUE SE DESENVOLVEM E SE INSIRAM NA SOCIEDADE NO MUNDO EM QUE VIVEMOS

gizeli


Escolhi a resposta da Giseli porque é assim que sinto que cada vez mais os pais estão jogando a responsabilidade de cuidar e educar os filhos para a escola principalmente nos Centros de Educação Infantil.

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada


Izamilde Sanguino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Admin Seg Ago 17, 2015 3:23 pm

Edvani, caso eu tenha mandado e-mail para você me desculpe, pois as suas atividades foram devidamente postadas, ficaram muito boas, expressando-se com suas palavras.
Você recebeu o meu e-mail que enviei com as atividade para realizar até está semana?

Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/07/2015

https://ntm-cianorte2015.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Rosana Stevanato Borges Qua Ago 19, 2015 1:57 am

Realizei a pesquisa no you tube e digitei como montar uma webquest e acessei um link de como criar uma webquest. a webquest é construida por cinco elementos estruturantes : Introdução; tarefa; processo; avaliação e conclusão.
A webquest são atividades didáticas de aprendizagem que aproveitam a riqueza de informações do mundo virtual para criar o conhecimento.
ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, videos e mesmo pessoa a entrevistar. essas fontes são em geral selecionadas pelo professor , a grande vantagem da webquet é dar outro enfoque à questão da pesquisa na internet. os alunos entram na rede buscando temas definidos com tarefas especificas acabando o sistema copiar e colar.
Ao escrever a introdução deve ser direto e claro e objetivo. A alma da web é a tarefa, se não criar uma tarefa bem definida sua web não será um desafio capaz de entusiasmar os estudantes, a tarefa deve ser bem impactante. na sessão processo elabora o roteiro que ira ajudar os alunos a obterem resultados na tarefa. o processo é uma espécie de receita indicando passo a passo que os alunos deverão seguir. na avaliação o aluno deve saber como será avaliado. na conclusão deve-se ser breve e claro reafirmar interesses registrado na introdução, realçar a importância daquilo que os alunos aprenderam e apontar caminhos que possam ajudar os alunos a continuarem estudos e investigações sobre o tema. No vídeo fala que os modelos de webquest podem ser modificados de acordo com a realidade de cada professor e a faixa etária das crianças.

Rosana Stevanato Borges

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Rosana Stevanato Borges Qua Ago 19, 2015 1:57 am

Realizei a pesquisa no you tube e digitei como montar uma webquest e acessei um link de como criar uma webquest. a webquest é construida por cinco elementos estruturantes : Introdução; tarefa; processo; avaliação e conclusão.
A webquest são atividades didáticas de aprendizagem que aproveitam a riqueza de informações do mundo virtual para criar o conhecimento.
ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, videos e mesmo pessoa a entrevistar. essas fontes são em geral selecionadas pelo professor , a grande vantagem da webquet é dar outro enfoque à questão da pesquisa na internet. os alunos entram na rede buscando temas definidos com tarefas especificas acabando o sistema copiar e colar.
Ao escrever a introdução deve ser direto e claro e objetivo. A alma da web é a tarefa, se não criar uma tarefa bem definida sua web não será um desafio capaz de entusiasmar os estudantes, a tarefa deve ser bem impactante. na sessão processo elabora o roteiro que ira ajudar os alunos a obterem resultados na tarefa. o processo é uma espécie de receita indicando passo a passo que os alunos deverão seguir. na avaliação o aluno deve saber como será avaliado. na conclusão deve-se ser breve e claro reafirmar interesses registrado na introdução, realçar a importância daquilo que os alunos aprenderam e apontar caminhos que possam ajudar os alunos a continuarem estudos e investigações sobre o tema. No vídeo fala que os modelos de webquest podem ser modificados de acordo com a realidade de cada professor e a faixa etária das crianças.

Rosana Stevanato Borges

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Rosana Stevanato Borges Qua Ago 19, 2015 1:58 am

Realizei a pesquisa no you tube e digitei como montar uma webquest e acessei um link de como criar uma webquest. a webquest é construida por cinco elementos estruturantes : Introdução; tarefa; processo; avaliação e conclusão.
A webquest são atividades didáticas de aprendizagem que aproveitam a riqueza de informações do mundo virtual para criar o conhecimento.
ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, videos e mesmo pessoa a entrevistar. essas fontes são em geral selecionadas pelo professor , a grande vantagem da webquet é dar outro enfoque à questão da pesquisa na internet. os alunos entram na rede buscando temas definidos com tarefas especificas acabando o sistema copiar e colar.
Ao escrever a introdução deve ser direto e claro e objetivo. A alma da web é a tarefa, se não criar uma tarefa bem definida sua web não será um desafio capaz de entusiasmar os estudantes, a tarefa deve ser bem impactante. na sessão processo elabora o roteiro que ira ajudar os alunos a obterem resultados na tarefa. o processo é uma espécie de receita indicando passo a passo que os alunos deverão seguir. na avaliação o aluno deve saber como será avaliado. na conclusão deve-se ser breve e claro reafirmar interesses registrado na introdução, realçar a importância daquilo que os alunos aprenderam e apontar caminhos que possam ajudar os alunos a continuarem estudos e investigações sobre o tema. No vídeo fala que os modelos de webquest podem ser modificados de acordo com a realidade de cada professor e a faixa etária das crianças.

Rosana Stevanato Borges

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por joselaine conrado Qua Ago 19, 2015 2:11 am

Fiz uma pesquisa conforme o professor nos orientou no youtube e pelo que pude pesquisar a webquest é formada por algumas etapas:
- introdução;
-tarefa;
-processo;
-avaliação;
-conclusão.
É preciso definir um tema, e o mesmo deve fazer parte do currículo e que o desenvolvimento possa enriquecer as aulas. É preciso também buscar novas fontes de pesquisa.
A introdução deve ser clara e objetiva, a tarefa motivando e desafiadora.
O aluno deverá saber como será avaliado.A conclusão breve e explicativa, tendo uma reflexão sobre o assunto tratado. É preciso investigar o público alvo e por último publicar a webquest.
Os modelos de webquest podem ser modificados de acordo com a realidade de cada professor.

joselaine conrado

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Dilma hilario Qua Ago 19, 2015 2:39 am

Atividade 1.2 gostei do comentário da cursista Cristiane C. Auerbach, pois ela fala da importância do professor na sociedade e diante das tecnologias o quanto é fundamental buscar sempre novos conhecimentos e utilizar todos os tipos de recursos que a tecnologias nos oferece.

Dilma hilario

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Reflexões dos vídeos

Mensagem por Patricia A Yasoyama Dom Nov 01, 2015 9:43 pm

O primeiro vídeo fala sobre o construtivismo e da importância que é a criança entender melhor suas próprias emoções, ou seja que a solução para a evolução intelectual e emocional está na educação.
O segundo vídeo vem nos apresentar duas vertentes a do Instrucionista e a do Construcionista. O construcionista é uma teoria baseada no construtivismo, portanto enxerga o aluno como construtor de suas estruturas, pois ao colocar o aluno frente a um computador não quer dizer que ele vá aprender por si só, porque o conceito de aprender está em construir relações, ou seja, a interação aluno e computador precisa ser mediada por um profissional que tenha conhecimento computacional e pedagógico. Já o instrucionista é um paradigma que enxerga o nível de construção do conhecimento, onde o aluno, reflete, age, descreve suas indagações e reporta suas ideias.
O terceiro vídeo nos apresenta alguns exemplos de Projetos de investigação, onde podemos constatar que de fato o uso tecnológico tem muito a somar na aprendizagem, pois além de tornar as aulas mais atrativas a compreensão se torna mais prazerosa.
O quarto e ultimo vídeo, nos faz refletir sobre o uso da tecnologia na educação e nos remete a alguns questionamentos, como, porque será que temos uma cultura tão boa e diversificada e não conseguimos acertar em uma educação?
O vídeo nos apresenta um projeto de tecnologia na educação, chamado Educopédia onde são disponibilizados aos alunos de escolas publicas aulas digitais que permitem os alunos terem acesso ao conhecimento até em suas casas, onde eles aprendem através do encantamento digital. Acredito que a solução está justamente neste ponto, precisamos do encantamento dos alunos e professores para uma educação de qualidade.

Patricia A Yasoyama

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico - Página 2 Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos