ENSINAR E APREENDER COM AS TIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seu primeiro tópico

+8
Patricia A Yasoyama
Izamilde Sanguino
joselaine conrado
Rosana Stevanato Borges
maria angela marin
gizeli
ANdréia Plefka
Admin
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Seu primeiro tópico

Mensagem por Admin Qui Jul 16, 2015 3:27 pm

Antes de começar a administração do seu fόrum, leia com atenção as seguintes informações:

Como acessar o painel de controle ?
No menu acima, clique em conexão, uma nova página será aberta. Indique o seu nome de usuário « admin » e a senha que você criou quando se registrou. Se você esqueceu a sua senha, clique aqui. Uma vez conectado, clique em « Painel de controle » no final da página.

Como modificar a aparência do seu fόrum ?
Você pode modificar a aparência do seu fόrum selecionando um tema (cada tema exibe imagens, ícones ou cores diferentes). Para isso, em seu painel de controle, escolha a aba Temas, em seguida ' Gestão' e por último selecione um tema de cada vez, entre os temas propostos. Você poderá realizar quantas modificações quiser ou escolher um outro tema.

Você pode ainda importar temas diretamente do site www.pt.Hitskin.com

Como gerenciar as categorias e os fόruns?
Você pode adicionar, modificar e excluir as categorias e os fόruns que você criou a qualquer momento e quantas vezes quiser. Para isso, em seu painel de controle, selecione a aba Fórum, e na parte Gestão, Categorias e Fóruns, clique em adicionar para criar uma categoria, um fórum ou sub-fórum.

Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/07/2015

https://ntm-cianorte2015.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty ENSINAR E APREENDER COM AS TIC

Mensagem por Admin Qua Jul 22, 2015 7:57 pm

Depois de registrarem-se no fórum realizem as atividades 1.1, 1.2 e 1.3 da unidade I, refletindo sobre o título acima e postem as repostas e dúvidas no fórum.

Admin
Admin

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/07/2015

https://ntm-cianorte2015.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por ANdréia Plefka Qua Jul 29, 2015 12:53 am

ATIVIDADE 1.1
A cada dia a tecnologia avança fazendo com que surjam mais e mais produtos que facilitam nossa vida, sendo isto em todos os âmbitos,desde a produção de um simples lápis até o celular mais moderno que existe. E estas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano escolar,trazendo consigo um universo de informações. Contudo, é necessário que saibamos converter todas estas informações em conhecimento, ou seja, filtrar tudo que vemos e ouvimos de modo que isto nos facilite a compreensão do mundo e da sociedade em que vivemos.
Dessa forma, a escola não pode ignorar o fato de que as crianças praticamente já nascem em um mundo puramente tecnológico, e que quando vão para a escola já possuem uma certa bagagem de informações. Então é preciso que a instituição educacional leve em conta o que o educando já sabe e o ajude a transformar isto em conhecimento, procurando integrar o uso da tecnologia como uma maneira de melhorar e enriquecer o trabalho pedagógico.
ANdréia Plefka
ANdréia Plefka

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/07/2015
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty atividade 1.1

Mensagem por gizeli Qua Jul 29, 2015 4:30 am

Atualmente vivemos em uma época com grandes avanços tecnológicos. O desenvolvimento de novas tecnologias tem permitido que o acesso a informação torna-se tudo mais fácil e rápido. Observamos que as tecnologias da informação e comunicação aos poucos foram se inserindo no processo de ensino aprendizagem. Pois a tecnologia vem estando presente no nosso dia a dia em tudo que fazemos e utilizamos. No entanto a tecnologia não se restringe apenas ao computadores, televisões e celulares mas tudo que esta em nosso redor, que vem se aperfeiçoando e tendo novas descobertas como por exemplo:um lápis de cor
Com as tecnologias que conhecemos e temos em mãos, cada dia a mais vem facilitando a carreira dos profissionais e dos docentes.
Mas também podemos observar que tem alguns professores que não fazem utilização do material tecnológico, nem os mais comuns como a tv e o vídeo.Mostrando-se resistente as inovações.
Tendo a tecnologia tão presente em nossas vidas, vamos nos acostumamos com ela e nem percebemos, que nas nossas atividades cotidianas mais comuns utilizamos produtos , equipamentos de processos, que não são naturais, mas que foram planejadamente construídas na busca de melhores formas de viver.
Os tics (tecnologias de informação e comunicação) realiza a vinculação das tecnologias e todas as demais articulações. Assim transformando não só a forma de viver, mas as formas de adquirir conhecimentos mais agil.
Então para melhorar o uso das tecnologias e termos conhecimentos precisamos ter competências para adquirir , interpretar, analisar, compreender e comunicar as informações adquiridas.
gizeli
gizeli

Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 37
Localização : vidigal/cianorte

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por gizeli Qua Jul 29, 2015 7:10 pm

ATIVIDADE 1.2

SER PROFESSOR NOS DIAS ATUAIS NÃO ESTÁ SENDO UMA TAREFA NADA FÁCIL. PORÉM  CADA DIA  QUE PASSA  A  MAIORIA DOS PAIS CONTRIBUEM MENOS COM A EDUCAÇÃO DOS FILHOS. POIS OS PAIS ESTÃO JOGANDO A RESPONSABILIDADES DE CUMPRIR O PAPEL  DE  PAIS  EM CIMA DOS PROFESSORES, OS PAIS ACHAM QUE ALÉM DO PROFESSOR ENSINAR ELE TEM QUE CUIDAR E EDUCAR .
POR ISSO CADA DIA FICA MAIS DIFÍCIL SER  PROFESSOR. POIS ELE VIVE  ATAREFADA COM TANTAS DESCOBERTAS NESTE MUNDO DESENVOLVIDO E TECNOLÓGICO, POIS O PROFESSOR TEM QUE ESTAR SEMPRE SE ATUALIZANDO E BUSCANDO CONHECIMENTOS, PARA CONSEGUIR TRANSMITIR AOS SEUS DOCENTES CONHECIMENTOS PARA QUE SE DESENVOLVEM E SE INSIRAM NA SOCIEDADE NO  MUNDO EM QUE VIVEMOS
gizeli
gizeli

Mensagens : 10
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 37
Localização : vidigal/cianorte

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por ANdréia Plefka Qui Jul 30, 2015 1:49 am

ATIVIDADE 1.2
No meu ponto de vista, ser professor nos dias atuais é uma missão cada vez mais complexa, pois além de lidarmos com avanços tecnológicos a todo instante, vivemos um período em que os pais querem "empurrar" a responsabilidade total da educação de seus filhos para as escolas e os C.M.E.I.s. Contudo,em se falando da tecnologia no contexto escolar, é notório pontuar que o professor precisa refletir sobre o aspecto de que nossos educandos nascem e vivem em uma sociedade que é bombardeada de informações de todos os lados e a todo instante.
Dessa maneira,faz-se necessário levar em conta esta bagagem cultural do aluno e ajudá-lo a transformar tudo isto em aprendizagem e conhecimento. Eu como educadora procuro neste contexto utilizar os meios tecnológicos de modo que enriqueçam e facilitem minha prática pedagógica.
ANdréia Plefka
ANdréia Plefka

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/07/2015
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por ANdréia Plefka Qui Jul 30, 2015 2:04 am

O QUE É WEBQUEST?
O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provém da Internet. Sua elaboração é feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos. A Webquest é constituída por sete ações:
- INTRODUÇÃO: determina a atividade.
- TAREFA: informa o software e o produto a serem utilizados.
- PROCESSO: define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeo, etc).
- FONTE DE INFORMAÇÃO: sugere os recursos: endereços de sites, páginas da web.
- AVALIAÇÃO: esclarece como o aluno será avaliado.
- CONCLUSÃO: resume os aspectos explorados na webquest e os objetivos supostamente atingidos.
- CRÉDITOS: informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest.
Obs: para realizar esta pesquisa do conceito de webquest, utilizei a Internet: entrei no site de busca do Google, digitei o que é webquest, e dentre os sites que apareceram entrei no site do MEC, que foi de onde retirei minha resposta. segue o endereço: webeduc.mec.gov.br/webquest/.
ANdréia Plefka
ANdréia Plefka

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/07/2015
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty DIÁRIO DE BORDO - TECNOLOGIA NA ESCOLA

Mensagem por maria angela marin Sex Jul 31, 2015 3:43 am

Computadores e internet não são tudo, mas se produzirmos aulas da mesma forma com que são
produzidos os filmes, novelas ou desenhos animados com certeza teríamos uma educação de ponta.


Última edição por maria angela marin em Sex Jul 31, 2015 3:47 am, editado 1 vez(es)

maria angela marin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty QUEM SOU EU COMO PROFESSOR APRENDIZ

Mensagem por maria angela marin Sex Jul 31, 2015 3:46 am

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


Sou alguém que gosta de desafios, busquei soluções e descobri um "admirável mundo novo" uma imensidão de
conhecimentos novos, ainda não organizados de modo eficiente para que seja passado aos alunos de forma evolutiva,
é necessário "foco" no que eu pretendo e muita determinação para não ficar à deriva diante do oceano de informações
que tenho a aprender.

maria angela marin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty COMO CONVERTER INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO

Mensagem por maria angela marin Sex Jul 31, 2015 3:50 am

Após a leitura do texto: A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento de Juan Ignacio Pozo,
relembrei de como foi a minha escolarização; fui condicionada a ouvir, sendo treinada a memorizar regras, tabuadas, equações, datas e etc..
Posteriormente, no ensino médio, técnicas administrativas voltadas para o trabalho que o mercado exigia.

Na atualidade a exigência do mercado é, entre outras coisas, o domínio das tecnologias que constantemente evoluem de forma rápida e constante,
confrontando com nosso sistema educacional burocrático e lento, porem mesmo a passos de formiga, obtivemos alguns avanços.

A tecnologia da informação está instalada nas escolas do nosso município, mas a forma como usamos os recursos são bastantes limitados,
os docentes não foram, na maioria, informaticamente alfabetizados, falta domínio prático/técnico para que se crie uma página na web para a divulgação
das idéias e trabalhos realizados em nossas escolas como citado no artigo. Nossos alunos estão conectados, crianças de 4 e 5 anos já estão "brincando"
nas salas de informática, e ludicamente convertendo informação em conhecimento e familiarizando-se com a tecnologia.

Graças aos computadores e as tecnologias da informação, a escola, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos, proporciona a todos
acessibilidade a conhecimentos diversos mas perde o domínio, o controle da informação que eles, alunos, recebem.

Mudarmos a forma de aprender para mudarmos a forma de ensinar esse é o desafio a ser enfrentado.

maria angela marin

Mensagens : 9
Data de inscrição : 26/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Rosana Stevanato Borges Qua Ago 05, 2015 1:53 am

CONCEITO DE WEBQUEST
O conceito Webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet. Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web. As Webquest estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinho. Pesquisa realizada na internet.

ATIVIDADE 1.1 REFLEXÕES INICIAIS
Diante dos avanços tecnológicos ocorrido nos últimos tempos, os educadores tem uma grande missão nessa sociedade em que essas tecnologias geram profundas mudanças, eles devem estar em constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimento e, também desenvolvendo diferentes modos de obter informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para os alunos.
A sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência de informação, e essa realidade requer um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios. Deparamos-nos muitas vezes com situações que demandam o uso de novas tecnologias e isso provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas, com objetos e com o mundo ao nosso redor.
Com tantas mudanças tecnológicas, culturais e cientificas não sabemos quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir no mundo do trabalho daqui alguns anos. Desta forma a educação tem um desafio, formar seus alunos para cidadania que eles sejam responsáveis e que sejam contínuos aprendizes, que saibam buscar e selecionar informações e também a aprender a aprender ao longo da vida. Essa exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual, um desafio para todos e uma necessidade para os educadores, pois precisamos ter acesso a informações, mas o principal é saber transformar essas fontes em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho. As tecnologias e informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, desta forma cabe a escola formar alunos para terem acesso e darem sentido à informação proporcionando capacidade de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação.

Atividade 1.2 QUEM SOU COMO PROFESSOR
Ser professor hoje é lidar não só com os saberes mas também com a tecnologia e com a complexidade social o que não existia no passado, e para isso o professor tem que estar sempre aprendendo para que possam formar seus alunos para a cidadania e para que sejam contínuos aprendizes. Com os avanços das ciências, das artes, e da tecnologia, a cada dia mais surgem novas demandas para os profissionais e temos que nos atualizar para não correr o risco de não se incluir nesse mundo atual.

ATIVIDADE 1.3 “DIARIO DE BORDO”
A inserção das TICs na escola implica em muitos desafios, não basta apenas implantar as tecnologias se não mudar a metodologia, para que estas novas tecnologias tenha sentido para o ensino o professor deve desenvolver uma pratica pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências e as diferentes tecnologias disponíveis na escola, mas para isso o professor tem que conhecer essas novas tecnologias da atualidade para que eles possam ensinar seus alunos a fazer o uso das mesmas, para que eles possam ter autonomia na busca e na seleção das informações.

Rosana Stevanato Borges

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por joselaine conrado Qua Ago 05, 2015 2:53 am

1.1 REFLEXÕES INICIAIS

Os avanços tecnológicos ocorrido nos últimos tempos vem sendo constante, os professores precisam se aperfeiçoar e correr atrás das profundas mudanças, criando assim melhoras no ensino.
Na sociedade em que vivemos o professor dever estar informado de recursos tecnológicos, pois a clientela está cada vez mais exigente. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.o desafio atual do sistema educacional é formar, os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos parara resolver problemas da vida e do trabalho e que saibam, também aprender e aprender ao longo da vida.

joselaine conrado

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por joselaine conrado Qua Ago 05, 2015 2:55 am

1.2 QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ

Hoje em dia está muito difícil dar aula, os alunos cada vez mais desinteressados. E o professor tendo cada vez mais que buscar novos conhecimentos, novas maneiras de ensinar a esses alunos, despertando o gosto pelo estudo. O uso da tecnologia cada vez mais acessível a todos... O professor tendo como desafio aprender a lidar com essas inovações uma vez que muito não sabem e orientar os alunos no uso da internet formando assim seu conhecimento.

joselaine conrado

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por joselaine conrado Qua Ago 05, 2015 2:56 am

1.3 DIÁRIO DE BORDO

Para que os TICS sejam usados na escola, o professor precisa planejar melhor suas aulas, utilizando-se de um diário de bordo, onde irá fazer uso das novas tecnologias para melhorar suas aulas e ampliar o conhecimento dos seus alunos, tornando assim um aprendizado mais significativo.

joselaine conrado

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por joselaine conrado Qua Ago 05, 2015 2:58 am

DEFINIÇÃO DE WEBQUEST


Geralmente a webquest é elaborada por um professor com questões para serem solucionadas pelos alunos de ensino fundamental, médio ou superior. Ela sempre parte de um tema onde se delinearão as tarefas, que envolve consultar fontes de informação como livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, são mais comuns sites ou páginas na internet. Essas fontes são, em geral, selecionadas pelo professor.
As webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios alunos vão construindo seu conhecimento. Através do cumprimento das tarefas eles vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as. Suas estratégias de aprendizagem ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo e a entender que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos. DADOS RETIRADOS DO GOOGLE COMO PESQUISA.

joselaine conrado

Mensagens : 13
Data de inscrição : 02/08/2015
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Izamilde Sanguino Qua Ago 05, 2015 3:49 am

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
Com todas as tecnologias a disposição dos alunos tornou-se um desafio para os professores nesta era digital que a cada instante tem novas opções para os jovens se divertirem, basta andar pelas ruas e vemos eles com os olhos fixos em seus celulares sem olharem para os lados. Assim os professores em sala de aula precisam criar estratégias que chamem a atenção dos alunos e para que isso aconteça devemos nos preparar para aprender a aprender sendo necessário que nós professores entendemos a importância da aprendizagem

Izamilde Sanguino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Izamilde Sanguino Qua Ago 05, 2015 5:07 am

ATIVIDADE 1.1 ENSINAR E APRENDER COM AS TICS
Com as novas tecnologias podemos modificar mais facilmente a forma de ensinar e aprender. São muitos os caminhos que o professor possa trilhar e encontrar maneiras de transformar suas vidas e de seus alunos através dos processos permanentes de aprendizagem dependendo de cada situação em que se encontra e das tecnologias disponíveis. Assim o professor tem que estabelecer uma relação de compreensão com os alunos imaginando-se nas mesmas circunstâncias que eles, procurando conhecê-los, fazendo um mapeamento dos seus interesses, seus sonhos, seus projetos de vida e perspectivas futuras. No mundo atual os trabalhos dos alunos não precisam estar mais só na mesa dos professores e sim podendo ser compartilhados entre grupos de alunos em uma escola em sites e assim através de debates e discussões possam ampliar seus conhecimentos, tirar dúvidas e ter opiniões diversas.



Izamilde Sanguino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Patricia A Yasoyama Qua Ago 05, 2015 3:25 pm

Webquest, é um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber,ou seja, é uma metodologia da internet de pesquisas na internet, voltada para o processo educacional, fazendo com que, este seja um meio facilitador da aprendizagem.

Patricia A Yasoyama

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Izamilde Sanguino Qua Ago 05, 2015 5:59 pm

Webquest surgiu em 1995 por Bernie Dodge na Califórnia ( EUA). Dodge definia uma WebQuest como uma atividade orientada para a pesquisa na qual algumas ou todas as informações com as quais os estudantes interagem vêm de fontes na Internet. Um dos princípios importantes da WebQuest é a autenticidade, ou seja, o aluno deverá ter situações práticas que serão aplicadas na vida cotidiana. É uma metodologia de pesquisa onde os recursos utilizados são provenientes da própria web para gerar novos conhecimentos de forma criativa, sendo esse modelo extremamente simples e são utilizados para usos educacionais.




Izamilde Sanguino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Dilma hilario Qui Ago 06, 2015 2:51 am


CONCEITO DE CIBERCULTURA
Cibercultura é a cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico. É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto,1 e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura

Dilma hilario

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Dilma hilario Dom Ago 09, 2015 10:44 pm

Atividade 1.1 - com as novas mudanças que ocorrem em meio as novas tecnologias sabemos o quanto é necessário para a educação, buscando sempre novos conhecimentos, autonomia de forma significativa para o desenvolvimento de todos, e temos que nos adaptar aos meios tecnológicos , buscando sempre inovar nossos conhecimentos de formas produtivas na educação e em sociedade.
Diante das novas tecnologias vejo que veio facilitar o processo de ensino e aprendizagem, e nos professores temos que estimular o desenvolvimento integral de todos e para isso buscar sempre novos meios e praticas para que leve o aluno a aprender de forma significativa.


Dilma hilario

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Dilma hilario Dom Ago 09, 2015 11:20 pm

Atividade 1.2 Os desafios são muitos , é tempo de se pensar em mudanças e novas táticas que priorizem a aprendizagem de nossos alunos.Diante desses novos meios devemos buscar novos conhecimentos, aprender a manusear as novas tecnologias,ensinando o aluno a usar de forma que desenvolva uma aprendizagem significativa para o seu desenvolvimento.
Devemos levar em conta a participação dos alunos, escutando-os dialogando em conjunto, dando oportunidade de expressarem contribuindo com o aprendizado de todos.


Dilma hilario

Mensagens : 10
Data de inscrição : 27/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Jaqueline Pivetta Felix Seg Ago 10, 2015 3:12 pm

Atividade 1.1

Nos dias atuais a tecnologia está cada vez mais presente em todas as instâncias da sociedade, inclusive na educação. A sociedade da tecnologia é caracterizada pela rapidez e abrangência de informações. Desta maneira, cabe à escola transformar informações em conhecimento sistematizado, isto porque o aluno chega ao ambiente escolar com muitas informações, haja vista que vive num mundo globalizado e tecnológico.
Para que o processo de ensino e aprendizagem se dê de maneira satisfatória é necessário que a escola leve em consideração a bagagem cultural trazida de casa pelas crianças. A partir do momento que a escola ver e utilizar a tecnologia como aliada da educação, a aprendizagem acontecerá de maneira proveitosa e prazerosa, resultando na formação de cidadãos críticos.

Jaqueline Pivetta Felix

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Jaqueline Pivetta Felix Seg Ago 10, 2015 3:14 pm

Atividade 1.2

Ser professor nos dias atuais é uma tarefa/profissão complexa e árdua. Cada vez os alunos chegam à escola com um número maior de informações que devem ser transformadas em conhecimentos para que a aprendizagem aconteça. Cabe ao professor inserir adequadamente a tecnologia na sala de aula a fim de aproveitar das tantas informações trazidas pelos alunos.
Porém, a inserção da tecnologia na escola ainda não é a tarefa mais difícil do professor. A meu ver, a maior dificuldade em ser professor é a inversão de papéis, onde pais querem transferir para professores a responsabilidade de educar seus filhos.
Eu, enquanto educadora infantil da rede municipal de Cianorte busco utilizar a tecnologia para enriquecer minha prática docente, pois não considero pertinente privar as crianças (mesmo que pequenas) destes avanços. Neste sentido, este curso tem sido muito proveitoso.

Jaqueline Pivetta Felix

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Jaqueline Pivetta Felix Seg Ago 10, 2015 3:14 pm

Atividade 1.3

De acordo com o que foi estudado, considero que a escola deve repensar sua prática pedagógica. Apesar da riqueza e variedade de equipamentos tecnológicos que a escola possui a mesma nem sempre os utiliza como facilitadores da aprendizagem e sim como meros equipamentos para descontrair as crianças.
A inserção da tecnologia deve ter como objetivo enriquecer a prática pedagógica. E para que este objetivo seja efetivamente alcançado a escola e os professores devem estar preparados para o uso das TICs. Assim, considero necessário repensar a formação inicial e continuada de professores. Contudo, é importante destacar que somente formação de professor não é suficiente. É necessário também que o professor seja aberto e esteja disposto a mudar e enriquecer sua prática docente com as TICs.
Por fim, as TICS não devem ser consideradas como salvação da educação brasileira, porém as mesmas podem contribuir muito para a aprendizagem dos alunos, amenizando assim muitos problemas educacionais como o alto índice de repetência, por exemplo, pois a tecnologia torna a aula mais prazerosa e divertida e pode motivar os alunos que se encontravam desmotivados.

Jaqueline Pivetta Felix

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Seu primeiro tópico Empty Re: Seu primeiro tópico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos