ENSINAR E APREENDER COM AS TIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PESQUISA PORTAL DO MEC

2 participantes

Ir para baixo

PESQUISA PORTAL DO MEC Empty PESQUISA PORTAL DO MEC

Mensagem por Rosana Stevanato Borges Seg Nov 02, 2015 10:01 pm

Para realizar a pesquisa entrei no google, e digitei o site do MEC, depois entrei em portal do professor que é um espaço para troca de experiência entre professores é um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho do professor, o conteúdo desse portal inclui sugestões de aulas de acordo com o currículo de cada disciplina e recursos com vídeos, fotos, mapas, áudio e textos.
No portal do professor fui na opção vídeo, procurei um vídeo relacionado a ao uso da tecnologia na escola, encontre o vídeo  com o tema: Ministério da Educação lança grupo de trabalho sobre inovação para criatividade na Educação básica, na entrevista diz que “ Preocupado com a qualidade de ensino no país, o Ministério da Educação vai lançar um grupo de trabalho que pretende identificar e divulgar práticas inovadoras nas escolas brasileiras. Experiências com os usos das tecnologias tendo os estudantes como protagonistas, promovendo a produção de conhecimentos e de cultura para gerar o desenvolvimento integral são algumas características dos projetos que o MEC está buscando para sinalizar como exemplos do que pode ser feito pelas demais escolas brasileiras.”
A  Assessora Especial do Ministro, Helena Singer. Explica sobre a formação deste grupo de trabalho, ela diz que:”é criada uma rede de pessoas de todas as regiões do Brasil, pessoas ligadas a universidade, centro de pesquisa, escola, etc, pessoas que vão criar as diretrizes de politicas publicas que favoreça a inovação e a criatividade na escola”
Helena Singer também explica o que esse grupo de trabalho deve encontrar “ o uso da tecnologia numa perspectiva que reconheça que os estudantes são autores, não se deve simplesmente usar as novas tecnologias na sala de aula, mas reconhecer que hoje as crianças, adolescentes e jovens participam de redes sociais onde debatem assuntos que interessam a eles, fazem filmes no celular, fotografia, aplicativos. Então as instituições educativas que fazem uso disso devem reconhecer que os estudantes são produtores de culturas de conhecimento e vão a partir desses interesses, dessas potencialidades desses estudantes trabalhar o currículo”.
Depois voltei na pagina inicial do portal do MEC, e entrei na parte destinada a publicações e encontrei o texto : Professores adotam recursos de mídia. Não é um texto recente ( 10-03-2009), mas diz que os professores da rede pública de ensino de todo o país podem se capacitar para o uso pedagógico de tecnologias da informação e da comunicação – tv, vídeo, informática, rádio e impressos – por meio do programa Mídias na Educação. O programa é uma realização da Secretaria de Educação a Distância (Seed) do Ministério da Educação, em parceria com secretarias de educação e universidades públicas. As aulas são online, por meio do ambiente virtual e-Proinfo. Além de oferecer cursos de formação continuada voltados para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação, de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, o curso prepara professores para utilizar as ferramentas encontradas no  Portal do Professor, eles querem que o professor se aproprie de tecnologias como rádio, TV, vídeos e computador e seja capaz de utilizá-las crítica e criativamente na sala de aula.
Após assistir o vídeo e ler o texto, posso concluir que uma das metas essenciais da educação, para poder atender ás exigências dessa nova sociedade do conhecimento, é mudar a forma de aprender dos alunos, pois há um descompasso existente entre a cultura cotidiana do aluno e aquela que ele vivencia na escola, mas para atender a essa expectativa  requer também mudar a forma de ensinar dos professores, com o avanço das artes , das ciências e da tecnologia, cada dia surgem novas demandas para os profissionais, desta forma novas aprendizagens se impõem e o profissional não consegue acompanhar essas novas tecnologias para    utilizá-las de forma crítica e criativamente na sala de aula. Muitos são os cursos ofertados aos professores mas não são suficiente para acompanhar as novas tecnologias.

Rosana Stevanato Borges

Mensagens : 10
Data de inscrição : 02/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

PESQUISA PORTAL DO MEC Empty Re: PESQUISA PORTAL DO MEC

Mensagem por Izamilde Sanguino Ter Nov 03, 2015 3:40 pm

PESQUISA PORTAL DO MEC
IZAMILDE SANGUINO FRANCO DASILVA
Meu primeiro passo foi entrar no google, digitei Portal do Professor do MEC ao abrir, continha varias janelas com muitos temas depois de abrir varias com os mais variados temas possíveis consegui escolher este que me impressionou muito, pelo direcionamento que a professora tomou.
Para encontrar o vídeo cliquei em vários temas entrei no Portal do professor do MEC depois de assistir alguns entrei no TV Escola encontrei um que me chamou muito a atenção era exatamente contação de historias e como chamar a atenção das crianças.
No texto a professora Érica Rodrigues do colégio Estadual João Gueno do Município paranaense de Colombo me chamou a atenção pela maneira como conduziu no desenvolvimento de seu projeto de leitura com seus alunos. O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A parceria entre as duas instituições levou a realização do projeto “Ação integrada para o letramento, vencedor da sétima edição do Prêmio Viva a Leitura. Os alunos se interessaram tanto que até escreveram um livro e mandaram para a escritora Ana Cristina Avec de Oliveira e com isto receberam a visita da mesma na escola. No final de 2014 um novo livro foi enviado a escritora com Tema “ A Velhice”, e foi nesse contexto que chamou a atenção. A professora direcionou o trabalho denominando literatura em sociedade assim ela estimulou no inicio de 2014, com vários textos sobre velhice, em diferentes gêneros. No final do semestre fizeram uma visita há uma instituição de idosos se dividiram em grupos e com vários textos e poemas encantaram os idosos sendo que muitos deles há muito não tocavam um livro.
A professora Érica relata que os idosos riam e se identificavam com os personagens e até alguns quiseram inverter os papéis lendo para os alunos.
Um mundo de letras – O poder das histórias foi o vídeo que despertou minha atenção, pois segue o mesmo direcionamento que o texto é um vídeo onde várias pessoas falam e contam de suas experiências com o mundo da história e da leitura . A importância de introduzir e estimular o hábito da leitura na vida das crianças e a forma como os contadores de história despertam o interesse das crianças para ouvir e contar histórias. Neste vídeo tanto as crianças, alunos, os contadores de historias e até os avos relatam o prazer de ouvir historias quando bem contadas.
Neste vídeo a linguística e professora Lucília Gonçalves nos fala da importância da leitura com prazer e que agrade a criança só então vai chamar a atenção dos alunos contam como leiam as historias assim como os avós antigamente contavam historias para as crianças.
Roberto Carlos contador de histórias nos relata como foi alfabetizado e começou a gostar de leitura e de ouvir e contar histórias através da história do descobrimento do Brasil contada por uma avó criativa. Outro contador de historias e ilustrador Jô Oliveira nos fala como são importantes as reuniões em famílias onde os mais velhos contam historias para as crianças.
Tanto o texto como o vídeo nos mostra a importância do ato de contar histórias e como a leitura é essencial para a alfabetização dos alunos, sendo o professor um agente mediador tem que buscar estratégias capazes de atrair a atenção e o interesse dos alunos pela leitura, levando-os a viajar no mundo da imaginação e fantasia.

Izamilde Sanguino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 04/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos