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Mensagem por gizeli Qui Out 29, 2015 12:17 pm

Entrei no google, procurei o site portal do MEC, acessei e nos vídeos escolhi um sobre a redação do ENEM. O vídeo destaca por meio de entrevistas com candidatos que a Redação é um dos maiores desafios dos estudantes que fazem o Enem. A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira é o tema deste ano. Escolhi este vídeo, pois é um assunto que está em foco nos dias atuais, haja vista que o ENEM foi realizado no último fim de semana, nos dias vinte e quatro e vinte e cinco de dois mil e quinze.
Em seguida, procurei novamente no google, o site do portal MEC, acessei e nas publicações não encontrei nada referente ao ENEM. Contudo, na página inicial do portal do MEC encontrei uma reportagem com a seguinte manchete: “Participantes do exame já podem conferir os gabaritos das provas; resultado sai em janeiro”, publicada na data de hoje, dia vinte e oito de outubro de dois mil e quinze. Nesta reportagem destacava que o gabarito do ENEM já está disponível. Além disso, a reportagem abordou alguns benefícios de estudantes realizarem o ENEM. Dentre estes benefícios destaca-se a facilidade de entrar numa universidade/faculdade.
Após assistir o vídeo e ler a reportagem, considero que o Enem é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação, pois por meio da nota do mesmo, os estudantes podem ingressar na faculdade, através de programas como o PROUNI. Contudo, é importante repensar estas avaliações que indicam a qualidade da educação. O ENEM é a avaliação que indica a qualidade do ensino médio, porém existe também a provinha Brasil que indica a qualidade do Ensino Fundamental, e o ENADE que indica a qualidade do ensino superior. Apesar dos inúmeros benefícios de todas estas avaliações, considero que os resultados podem não condizer com a verdadeira qualidade da educação, pois se sabe que ser avaliado, ainda gera ansiedade, medo em várias pessoas. Deste modo, penso que seria interessante que o Ministério da Educação repensasse as formas de avaliar a qualidade da educação brasileira.
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Mensagem por Patricia A Yasoyama Dom Nov 01, 2015 11:04 pm

Entrei no gogle e digitei site do Mec, cliquei na primeira opção e quando abriu a página cliquei em: Portal do Ministério da educação.
Procurei um vídeo, com um título que me agradasse e assisti, era um vídeo sobre o Premio Paulo Freire, mas ao terminar o vídeo percebi que não havia muitas informação interessantes para meu trabalho, pois o vídeo era mais uma manchete, com informações de como de inscrever, quais premiações teriam os vencedores etc.
Voltei a página inicial e procurei outro vídeo com o título: Comissão de educação do Senado, ele foi postado em 27 de outubro deste ano. Neste vídeo o ministro da educação Aloízio Mercadante, participou de uma audiência pública no senado Federal, onde ele falou sobre as políticas de ensino no país. Ele diz que precisamos diminuir ainda mais o índice de analfabetismo no pais e o PRONATEC é um meio facilitador, pois o governo investe mais de 5,6 bilhões por ano no EJA e somente 9% concluem o ciclo. O motivo diz o ministro que é por atribuições de valores, pois os pais tem que trabalhar para trazer o sustento em seus lares e não conseguem concluir o ano letivo.
Nosso ministro destacou que devemos nos aperfeiçoar no ensino de matemática e de língua portuguesa e que para isso, é importante investir em formação continuada para valorizar a carreira dos professores.
Depois que assisti ao vídeo voltei a página inicia e procurei textos que fossem relacionado ao mesmo tema do vídeo e realizei a leitura da seguinte reportagem: Ex-aluna do PRONATEC procura oportunidades com novos cursos. Esta reportagem conta a história de Miriam Batista da Rocha, de Minas Gerais que estava a procura de emprego, fez a inscrição para o PRONATEC, que é um programa do governo Federal criado em 2011 para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. O programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada a jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.
Miriam, então depois da qualificação conseguiu um emprego de fotógrafa onde trabalha com eventos. Ela foca seu trabalho em festas de casamento e quer se inscrever para outro curso, o de maquiagem, pois ela deseja maquiar as noivas antes das sessões fotográficas.
Acredito que esta iniciativa do governo federal em tentar garantir que os alunos do EJA, além de concluírem seu ciclo escolar também se qualifiquem profissionalmente, é muito importante, pois muitos jovens e adultos estão em busca de empregos, mas nosso mercado de trabalho é muito seletivo e com essa formação técnica, as chances de ingressarem no mercado de trabalho é bem maior. Também concordo em mais investimentos em formação continuada, pois os professores precisam estar se aperfeiçoando para garantir um ensino de qualidade.
Desta forma, achei muito interessante a linha que escolhi para ler e aprender um pouco sobre, e vejo quanto a educação precisa de diferentes olhares e pessoas que acreditem que as mudanças só aconteceram quanto tivermos um índice de pessoas mais informadas e esclarecidas, não somente letradas ou alfabetizadas, este é apenas um passo, mas tenho fé que estamos no caminho certo.

Patricia A Yasoyama

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