ENSINAR E APREENDER COM AS TIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pesquisa no Portal do MEC

Ir para baixo

Pesquisa no Portal do MEC Empty Pesquisa no Portal do MEC

Mensagem por marcia regina de souza Seg Out 12, 2015 2:45 am

Pesquisa no Portal do MEC

1. Artigo: Tablets e ultrabooks na educação (JOSÉ MANUEL MORAN)


Iniciei minha pesquisa acessando o Google e digitando “portal do professor do MEC”, em seguida cliquei em “Portal do Professor”, “Materiais de estudo” e depois “artigos e publicações” e por fim “Tablets e netbooks na educação”. Nesse artigo, Moran discute que existe pressão para se incluir as tecnologias móveis na educação e que há uma tendência em substituir os livros pelo uso de tecnologias e uma série de justificativas para que haja essa substituição. Porém ainda se faz necessário uma série de análises pois o uso dessas tecnologias trazem também muitos desafios, havendo necessidade de se repensar a forma de ensinar e aprender e coloca o papel como “mediador, como organizador de processos mais abertos e colaborativos”. Nesse sentido, as tecnologias móveis desafiam as instituições de ensino a sair do modo de ensino tradicional para uma aprendizagem mais participativa e integrada.


2. Vídeo: O papel da escola na era digital (STELA PICONEZ)


Iniciei minha pesquisa acessando o Google e digitando “portal do professor do MEC”, em seguida cliquei em “Portal do Professor”, “Materiais de estudo” e depois “programas em vídeos” e por fim “O papel da escola na era digital”. Nesse vídeo, Stela Piconez discute sobre a grande evolução das tecnologias e afirma que a escola anda num descompasso em relação a tanta evolução tecnológica. Afirma também que na era digital o aluno deixa a posição de mero expectador e passa a ser protagonista do processo de conhecimento, comparando inclusive outras tecnologias como a TV e o rádio onde seus expectadores não fazem interações. Na atualidade o indivíduo pode decidir o que aprender, como e quando aprender diante de tantas possibilidades de acesso às informações. Os desafios do professor na era digital são muito grandes, pois o conhecimento não está pronto e acabado. A escola também precisa estar atenta ao conteúdo selecionado e trabalhar o significado do mesmo. Stela Piconez, reconhece o valor dos livros, mas considera que na atualidade a informática precisa ser considerada, as informações da atualidade são rápidas e tudo é provisório. Sendo assim, o espaço escolar não pode ser substituído por máquinas, mas o Projeto Político Pedagógico das escolas precisam ser repensados levando em conta essa nova realidade.

Após assistir ao vídeo e ler o artigo e levando em conta as discussões já feitas durante o curso, é importante se repensar nossa prática pedagógica dentro de nossas escolas para assim levar nossos alunos a se motivarem mais e terem acesso ao conteúdo de modo mais significativo.

marcia regina de souza

Mensagens : 7
Data de inscrição : 28/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos