Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
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Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
ATIVIDADE: 1.1
A Sociedade Atual se caracteriza pela abrangência e rapidez de informações e essa realidade necessita de um perfil diferente de profissional, levando novos desafios para a escola.
As situações que utilizam as novas tecnologias transformam a maneira de pensar e relacionar com as pessoas e até mesmo com os objetos a nosso redor.
Da maneira que as mudanças acontecem não há previsão dos conhecimentos necessários para a inserção no trabalho e na sociedade daqui alguns anos. O que o sistema propõe é formar alunos que sejam contínuos aprendizes, autônomos que saibam selecionar as informações na produção de conhecimentos que os ajudem a solucionar os problemas da vida e do trabalho.
Além das formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia...) próprias da cibercultura já conhecidas, os alunos precisam ser preparados para usar novas formas.
Aprender continuamente ao longo da vida é um desafio para todos e necessidade extrema para os educadores, devendo não só ter acesso as informações, buscar em diferentes fontes e transformar em conhecimento.
ATIVIDADE: 1.2
Os professores atualmente tem que lidar não só com alguns saberes como no passado, mas com a tecnologia e complexidade social.
O professor não é um mero transmissor do conhecimento, mas um organizador da aprendizagem, via os novos meios informáticos através das novas realidades virtuais, não basta deter o conhecimento é preciso compreender, reorganizar ser capaz de reelaborar e de transpor em situação didática em sala de aula, sendo um pesquisador ou seja aquele que reflete sobre a sua prática.
A Complexidade Social que não existia no passado compõe a escola de hoje, diferentes grupos vão para a escola e cada vez mais aumenta a missão para os professores, coisas que antes competia a família como: autoridade, disciplina, hábito de leitura é pedido para a escola,quanto mais a sociedade tem menos capacidade de fazer certas coisas, mais sobem essas exigências para a escola.
ATIVIDADE: 1.3
O uso da Tecnologia da Educação requer maior abrangência, envolve novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo que atenda a sociedade tecnológica.
Entender as funções de cada tecnologia e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem trará avanços á mudança da escola.
Usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola significa levar em consideração a capacidade para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar , ordenar.
Para fazer parte na sociedade da informação não basta apenas ter acesso á TICs, mas usar a tecnologia para a busca e seleção de informações que ajudem cada um a resolver problemas cotidianos, compreender o mundo e sobretudo transformá – lo.
A Sociedade Atual se caracteriza pela abrangência e rapidez de informações e essa realidade necessita de um perfil diferente de profissional, levando novos desafios para a escola.
As situações que utilizam as novas tecnologias transformam a maneira de pensar e relacionar com as pessoas e até mesmo com os objetos a nosso redor.
Da maneira que as mudanças acontecem não há previsão dos conhecimentos necessários para a inserção no trabalho e na sociedade daqui alguns anos. O que o sistema propõe é formar alunos que sejam contínuos aprendizes, autônomos que saibam selecionar as informações na produção de conhecimentos que os ajudem a solucionar os problemas da vida e do trabalho.
Além das formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia...) próprias da cibercultura já conhecidas, os alunos precisam ser preparados para usar novas formas.
Aprender continuamente ao longo da vida é um desafio para todos e necessidade extrema para os educadores, devendo não só ter acesso as informações, buscar em diferentes fontes e transformar em conhecimento.
ATIVIDADE: 1.2
Os professores atualmente tem que lidar não só com alguns saberes como no passado, mas com a tecnologia e complexidade social.
O professor não é um mero transmissor do conhecimento, mas um organizador da aprendizagem, via os novos meios informáticos através das novas realidades virtuais, não basta deter o conhecimento é preciso compreender, reorganizar ser capaz de reelaborar e de transpor em situação didática em sala de aula, sendo um pesquisador ou seja aquele que reflete sobre a sua prática.
A Complexidade Social que não existia no passado compõe a escola de hoje, diferentes grupos vão para a escola e cada vez mais aumenta a missão para os professores, coisas que antes competia a família como: autoridade, disciplina, hábito de leitura é pedido para a escola,quanto mais a sociedade tem menos capacidade de fazer certas coisas, mais sobem essas exigências para a escola.
ATIVIDADE: 1.3
O uso da Tecnologia da Educação requer maior abrangência, envolve novas formas de ensinar, aprender e de desenvolver um currículo que atenda a sociedade tecnológica.
Entender as funções de cada tecnologia e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem trará avanços á mudança da escola.
Usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola significa levar em consideração a capacidade para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar , ordenar.
Para fazer parte na sociedade da informação não basta apenas ter acesso á TICs, mas usar a tecnologia para a busca e seleção de informações que ajudem cada um a resolver problemas cotidianos, compreender o mundo e sobretudo transformá – lo.
Gastão Eduardo Lemes- Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/08/2015
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