ENSINAR E APREENDER COM AS TIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Ir para baixo

Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Empty Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação

Mensagem por Gastão Eduardo Lemes Sáb Ago 22, 2015 2:16 am

ATIVIDADE: 1.1
A Sociedade Atual se caracteriza pela abrangência e rapidez de informações e essa  realidade necessita de um perfil diferente de profissional, levando novos desafios para a escola.
  As situações que utilizam as novas tecnologias transformam a maneira de pensar e relacionar com as pessoas e até mesmo com os objetos a nosso redor.
 Da maneira que as mudanças acontecem não há previsão dos conhecimentos necessários para a inserção no trabalho e na sociedade daqui alguns anos. O que o sistema propõe é formar   alunos que sejam contínuos aprendizes, autônomos que saibam selecionar as informações na produção de conhecimentos que os ajudem a solucionar os problemas da vida e do trabalho.
  Além das formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia...) próprias da cibercultura já conhecidas, os alunos precisam ser preparados para usar novas formas.
  Aprender continuamente ao longo da vida é um desafio para todos e necessidade extrema para os educadores, devendo não só ter acesso as  informações, buscar em diferentes fontes e transformar em conhecimento.
ATIVIDADE: 1.2
Os professores   atualmente tem que lidar não só com alguns saberes como no passado, mas com a tecnologia e complexidade social.
  O professor não é um mero transmissor do conhecimento, mas um organizador da aprendizagem,   via os novos meios informáticos através das novas realidades virtuais, não basta deter o conhecimento é preciso compreender, reorganizar ser capaz de reelaborar e de transpor em situação didática em sala de aula, sendo um pesquisador ou seja aquele que reflete sobre a sua prática.
  A Complexidade Social que não existia no passado compõe a escola de hoje, diferentes grupos vão para a escola e cada vez mais aumenta a missão para os professores, coisas que antes competia a família como: autoridade, disciplina, hábito de leitura é pedido para a escola,quanto mais a sociedade tem menos capacidade de fazer certas coisas, mais sobem essas exigências para a escola.  
ATIVIDADE: 1.3
    O uso da Tecnologia da Educação requer maior abrangência, envolve novas formas de ensinar, aprender  e de desenvolver um currículo que atenda a sociedade tecnológica.
   Entender as funções de cada tecnologia e suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem trará avanços á mudança da escola.
   Usufruir das contribuições das tecnologias digitais na escola significa levar em consideração a capacidade para produzir, criar, mostrar, manter, atualizar, processar  , ordenar.
  Para fazer parte na sociedade da informação não basta apenas ter acesso á TICs, mas usar a tecnologia para a busca e seleção de informações que ajudem cada um a resolver problemas cotidianos, compreender o mundo e sobretudo transformá – lo.

Gastão Eduardo Lemes

Mensagens : 6
Data de inscrição : 14/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos