ENSINAR E APREENDER COM AS TIC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REFLEXÃO DOS VÍDEOS

Ir para baixo

REFLEXÃO DOS VÍDEOS Empty REFLEXÃO DOS VÍDEOS

Mensagem por CRISTIANE F Dom Out 18, 2015 5:16 pm

Reflexão dos vídeos

No primeiro vídeo, define o Construtivismo, como sendo uma nova linhagem de ensino, onde quem predomina é o conhecimento do aluno e que professores e alunos estão juntos em busca de evolução, em que o aluno possa dar ideias e expor sua opinião
No segundo vídeo fala sobre “As abordagens instrucionista e construcionista. Existem basicamente duas maneiras de construir o conhecimento;
Define instrucionista, o uso do computador para informatização dos métodos de ensino tradicionais;
Nesse sistema o aprendizado acontece na forma de pergunta e resposta.
E neste caso, o computador tem o papel de informação somente, ou seja, como se o saber fosse construído.
O Construcionista, o processo de descrever, definir e depurar não acontece simplesmente colocando o aluno em frente ao computador.
Com o uso do computador, o aluno pode usar todos os elementos sociais, para ter conhecimento, resolver problemas e obter novas ideias.
 

No terceiro vídeo aborda os “Projetos de investigação das turmas do Infantil 4A, 4B, 4C, 4D e 4E do ano de 2014 do Colégio Marista na cidade de Maringá. No qual apresentam através do vídeo, a metodologia utilizada.
Onde os professores, juntamente com os alunos, desenvolvem através de projetos de investigação, com os seguintes temas: “Sorvete”, “Chá”, “De onde vem o papel”, “Pintando o sete” e “Dinossauro”, demonstrando a construção do conhecimento por meio de pesquisa, investigação, criação, desenvolvimento e resultado, vendo o aluno como construtor, aquele que levanta hipótese, testa e cria.
 

No quarto vídeo conceitua o tema: “Tecnologias na Educação: Aulas digitais”, abordando sobre “Aulas digitais, a Educopédia”, e como estão sendo usadas para transformar a educação pública na cidade do Rio de Janeiro. Com esse projeto aumentou o motivação dos professores e alunos com o mundo digital, vídeos, jogos e conexões; desenvolveu uma aprendizagem significativa em qualquer lugar a qualquer momento; obteve uma personalização do processo de aprendizagem e através de mais aprendizagem, maior desenvolvimento do potencial e um melhor futuro.
Por meio da Educopédia, que é uma plataforma para acesso dos professores e alunos, para que os professores criem suas aulas digitais, fazendo com que as aulas sejam cada vez mais criativas e interativas e que tornem menos expositiva e massante.
Esse projeto realizado no Rio de Janeiro, entende que o professor é fundamental para mediar e estimular em seus alunos a autonomia, inovação, confiança, sociabilidade, solidariedade e criatividade.
 

Ao meu ver, ambos os vídeos relatam sobre o Construtivismo e  que muitos anos se passaram após ter sido entendida e aplicada de forma errada, ocasionando uma defasagem e dificuldade nos alunos que vivenciaram o construtivismo, por acharem que os alunos deveriam aprender sozinhos, sem a mediação do professor..

CRISTIANE F

Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/08/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos